A sigla API significa Interface de Programação de Aplicativo, tradução para a frase em inglês Application Programming Interface. São, na verdade, tradutores que unem sistemas, apps e softwares.
Em resumo, é um conjunto de leis que atua entre sistemas para tornar mais fácil a intercomunicação entre máquinas e humanos. O usuário pode utilizar vários aplicativos conectados à internet, sem a necessidade de intervir ou fazer alguma atividade diretamente.
Como funciona a API?
Para que você entenda de forma simples, a API funciona como uma espécie de informante, que adquire uma informação do usuário e leva até um servidor, onde tudo é processado e apresentado.
Geralmente quem cria esse tipo de programação, deixa-a disponível para que os demais programadores possam integrá-las às suas criações, no caso, softwares.
Para que serve o API?
Como você já viu, o API deixa tudo mais fácil para os humanos utilizarem a tecnologia, por isso, ele pode ser usado de vários modos, para tornar mais eficiente o uso de sistemas, especialmente, para quem trabalha no setor de RH.
O setor de RH precisa de softwares para tornar o trabalho mais rápido e eficiente.
Por exemplo, para que você entenda, digamos que um colaborador precisa finalizar o atendimento ao cliente emitindo um boleto. Nesse cenário, a API vai unir o sistema de gestão da instituição ao do banco. Com poucos cliques o colaborador faz esse trabalho.
Como a API pode ser vantajosa para o setor de RH?
A API pode ser muito vantajosa para o setor de RH. Elas podem automatizar totalmente esse setor, possibilitando que os colaboradores dessa área fiquem mais concentrados no trabalho estratégico, eliminando o tempo gasto com trabalhos operacionais.
Por exemplo, o tempo que um funcionário gastaria para realizar um serviço de admissão de funcionários para um determinado setor, ele consegue fazer de forma eficaz, em poucos minutos, graças a esse recurso.
Exemplos de automatização realizados por API
Muitas tarefas que antes eram feitas pelos colaboradores da empresa, hoje podem ser feitas de forma automatizada, graças aos APIs.
Por exemplo, hoje em dia é possível mudar o endereço, enviar e-mails, gerar notas fiscais, realizar lançamentos contábeis, preencher planilhas e muito mais. Com a ajuda da API a empresa fica muito mais produtiva, já que ganha mais tempo para utilizar em outras tarefas mais importantes.
Quais os tipos de APIs?
Há vários tipos de APIs, cada uma classificada de acordo com a sua utilização. Por exemplo, a API SuccessFactors é um software importante para o setor de RH. Há também as APIs financeiras, importantes para administração das finanças de um empreendimento. Existem APIs de CRM, programas gráficos, entre outros.
Na prática, podemos ver a API para WhatsApp, que integra seus contatos da agenda do telefone. Também tem a API do Facebook que é integrada com o Instagram, no qual possibilita que as fotos publicadas no Instagram, sejam também publicadas no Facebook, de forma automática.
Existe também a API que integra os dados do usuário na hora de realizar uma compra online com a operadora do cartão que autoriza a compra.