O ganho de peso e outros problemas de saúde muitas vezes estão relacionados com a forma com que nos alimentamos. Alguns hábitos alimentares ruins favorecem o aparecimento de várias doenças.
Por causa disso, milhares de pessoas procuram o médico profissional especializado nessa área, o nutricionista. Esse é um mercado aquecido, por isso, muitos alunos estão investindo nessa área.
Você também quer se tornar um nutricionista? Então descubra agora o que esse profissional realmente faz, quanto ganha e sua importância para a reeducação alimentar.
O que faz um nutricionista?
O nutricionista é uma especialidade médica que ajuda outras pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida, por meio da alimentação. Esse médico é fundamental para orientar os pacientes sobre que tipo de alimentos ele pode comer e quais devem ser evitados, levando em consideração o problema de saúde de cada um .
O nutricionista também ajuda aquelas pessoas que estão acima do peso a emagrecerem. Quem sofre com a diabetes também se beneficia das orientações desse profissional. Ele passa um cardápio com dicas de sobremesa fit, café da manhã, almoço e jantar.
De acordo com o histórico do paciente e também com alguns exames laboratoriais, o nutricionista receita vitaminas e minerais, se assim for preciso. Ou seja, ele é o profissional responsável por ajudar os pacientes a serem saudáveis por meio da alimentação.
Quanto ganha esse profissional?
Esse profissional ganha por horas trabalhadas. Hoje em dia, a média salarial de um nutricionista é de R$2.950,00. No entanto, em algumas regiões o salário pode ser muito maior, em alguns casos, esse profissional chega a ganhar R $4.200,00.
O salário de um nutricionista vai depender também da região em que ele atua. Geralmente, no sul do país os salários são melhores. Além disso, é preciso considerar que o nutricionista pode trabalhar atendendo em mais de um lugar ao mesmo tempo.
Onde esse profissional atua?
O nutricionista pode trabalhar em diferentes lugares como em hospitais, clínicas particulares, em escolas, centro de reabilitação, em lares para idosos, orfanatos, centros esportivos e muito mais. Há um leque de opções para que o profissional nutricionista exerça as suas funções.
Qual sua importância para a reeducação alimentar?
Esse profissional é muito importante para quem precisa fazer uma reeducação alimentar. Ele é fundamental para orientar o paciente a mudar alguns hábitos e comportamentos com respeito à alimentação.
Sua função é mostrar para o paciente que sua alimentação pode ser gostosa e nutritiva, mesmo eliminando algumas coisas que o paciente goste tanto. Devemos entender que se trata de um estilo de vida e não de uma dieta.
A reeducação alimentar é muito importante e para ter bons resultados, o paciente precisa procurar pela ajuda do nutricionista.
Quando procurar um nutricionista?
Algumas pessoas só deixam de procurar um nutricionista quando estão com a saúde debilitada, mas esse profissional pode ser procurado em qualquer fase da vida, mesmo quando não há um problema aparente.
Agora, há casos em que realmente é preciso consultar o nutricionista com urgência como, por exemplo, pessoas com diabetes, obesas, com câncer e outras doenças graves.