O que um recém formado em medicina precisa saber?

Todos nós sabemos que o curso de medicina é um dos mais concorridos do país, por isso, todos os anos, milhares de pessoas se formam em medicina. Mas, mesmo conhecendo um pouco sobre a área que irão atuar, ainda assim, alguns ficam em dúvida quanto ao futuro.

Este artigo vai esclarecer algumas dúvidas sobre o que um recém formado em medicina precisa saber. Continue lendo até o final.

O que acontece depois da formatura

Depois da formatura, o recém formado em medicina fica capacitado para trabalhar como generalista, por meio de um consultório próprio, como Pessoa Jurídica ou ser contratado para trabalhar sob as normas da CLT.

Um recém formado também pode escolher entre a residência médica ou especialização. O médico recém formado pode trabalhar em hospitais, clínicas médicas, centro de reabilitação e outros, com atendimentos presenciais ou remotos.

O médico pode trabalhar em casa?

O médico pode abrir empresa em casa, mas não pode trabalhar em seu ambiente doméstico. O médico pode registrar sua empresa com o endereço de sua residência, mas não pode exercer sua profissão nesse ambiente. Esses médicos só podem trabalhar em hospitais, clínicas ou em qualquer outro local.

Médico pode ser MEI?

Muitos médicos precisam ter um CNPJ, pois há alguns casos em que é necessário quando o atendimento é para Pessoa jurídica.

O profissional recém formado em medicina pode se tornar Mei para trabalhar com outras funções, mas para exercer a função de médico, não é possível. O cnpj para médico não pode ser na modalidade MEI.

O médico é obrigado a abrir empresa?

Não, o médico não é obrigado a abrir empresa. No entanto, alguns contratantes estão começando a exigir o CNPJ médico para emitir notas fiscais, entre eles planos de saúde e hospitais.

Por isso, é interessante que todo recém formado em medicina providencie a abertura de sua empresa, pois isso significa maiores oportunidades de trabalho.

Onde o médico pode trabalhar?

O médico pode trabalhar em diferentes ambientes. É do conhecimento de todos que esse profissional pode trabalhar em hospitais, em clínicas, consultórios, centros de reabilitação, mas também em outros locais públicos como, sistema penitenciário, postos de saúde e outros.

É preciso ter em mente que há muitas oportunidades no setor privado e no setor público.

Quanto ganha um médico?

O salário de um médico pode mudar dependendo da área de trabalho e também da quantidade de horas trabalhadas. No geral, em alguns estados o recém formado em medicina ganha em torno de sete mil reais.

Esse valor pode ser maior em alguns estados e também em algumas modalidades de trabalho, especialmente para aqueles que têm CNPJ para médico.

Residência ou especialização?

Quando uma pessoa se forma em medicina, ela pode fazer residência médica ou especialização médica.

Na residência médica é necessário optar por um caminho que seja interessante para o formado. Após a conclusão do aprendizado, o médico estará habilitado para trabalhar especificamente nessa área.

A especialização médica não é tão concorrida como residência médica. No caso da residência médica, há muita concorrência e por isso alguns desistem, mas a remuneração é bem melhor.

Deixe um comentário