Almejando boas oportunidades no mercado de trabalho, os trabalhadores de todo o Brasil buscam se profissionalizar em uma ou mais áreas, aumentando as chances de ter um salário maior que o convencional. É assim para todas as áreas profissionais, visando sempre a melhoria da qualidade de vida e bem estar familiar.
É comum que pessoas cursando graduação de administração trabalhem em uma área que não tenha tanta relação com o curso. Outro comportamento bastante normal é uma pessoa mudar do setor administrativo para cursar enfermagem, a fim de se tornar um cuidador de idosos. Mas será que essa é uma mudança inteligente? Há futuro nessa profissão? Veja agora!
O que faz um cuidador de idosos?
Um cuidador de idosos é o profissional que se dedica a auxiliar e cuidar de pessoas mais velhas que possuem limitações ou por caráter preventivo. Essa pessoa possui preparo técnico e capacidade de se relacionar com idosos.
O cuidador de idosos poderá auxiliar em atividades como cuidar da higiene pessoal do paciente, auxiliar na alimentação, dar os remédios na hora correta, ajudar o paciente em consultas médicas e em geral, dar todo apoio possível para um bom tratamento do idoso que está precisando de cuidados.
Como se tornar um ótimo profissional nessa área?
Todo bom profissional se destaca pelo seu comportamento e dedicação em sua atividade remunerada. Para se tornar um ótimo cuidador de idosos é preciso ter pelo menos cursado o tecnólogo de Enfermagem, podendo melhorar suas habilidades de cuidador fazendo cursos complementares e especiais para a área.
Algumas pessoas conseguem iniciar nessa profissão quando ainda estão estudando Enfermagem, podendo este inclusive, se tornar seu primeiro emprego no setor.
Outra boa forma de se destacar como ótimo profissional nesse mercado é obtendo experiências ao longo do tempo. Assim você terá mais chances de um salário maior que o piso médio que é o de R$ 1.420,00. Mas quanto ganha um cuidador de idosos por dia? A resposta é, em média R$ 47,33.
Quais oportunidades futuras poderão surgir?
É interessante que ao começar na carreira de cuidador de idosos, você poderá almejar um futuro mais estável financeiramente. Como? Existem concursos públicos que oferecem o cargo de cuidador de idosos e esta oportunidade gera um equilíbrio e previsão financeira, além de não precisar fazer horas-extra para ganhar um salário médio.
Algumas pessoas só descobrem a possibilidade de ingressar na carreira pública nesse setor depois de algum tempo. Essa chance pode ser o diferencial para sua profissão!
Conclusão
Se você pretende se tornar um cuidador de idosos saiba que essa profissão possui desafios como qualquer outra e será comum se você encontrar certa resistência no paciente em fazer uma ou outra atividade que você está incumbido de realizar com ele. As oportunidades existem em pelo menos três cenários, para quem deseja seguir nesse campo.
Seja como for, se dedique em ser uma pessoa paciente, capacitada e bem treinada com bom senso para lidar com situações conflitantes que possam surgir. Assim você evitará que o estresse tire o brilho dos seus olhos ao exercer essa profissão tão linda!