O mundo dos negócios tem passado por diversas transformações, e uma das mais significativas é a ascensão do marketing digital. Cada vez mais empresas têm percebido a importância de investir nessa área para conquistar e fidelizar clientes.
No entanto, o marketing digital não pode ser visto como uma área isolada dentro de uma empresa, e é aí que entra o papel do RH. A relação entre essas duas áreas do conhecimento é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing digital e, consequentemente, para o crescimento e desenvolvimento da empresa como um todo.
Neste artigo, vamos explorar a importância dessa relação. Confira!
Qual é a relação entre RH e marketing digital?
É difícil para algumas pessoas ver a ligação entre uma agência de marketing digital porto alegre e o RH, mas é algo que está mais próximo do que se imagina.
A equipe de Recursos Humanos tem como um dos objetivos principais conectar e aproximar a empresa do seu quadro de funcionários, criando um ambiente de trabalho agradável e fortalecendo a cultura organizacional.
Mas por que não utilizar técnicas e estratégias eficientes para melhorar ainda mais esse trabalho? É aí que entra a aplicação de conceitos do marketing digital no RH, permitindo uma comunicação ainda mais eficiente com o público-alvo, interno e externo.
Processos como o inbound recruiting e a atração de profissionais no mercado podem se tornar ainda mais precisos com as ações certas, utilizando o potencial das plataformas digitais para atrair mais interessados e realizar um processo seletivo amplo e completo.
Além disso, o marketing digital também pode ser utilizado internamente para aprimorar a comunicação com os colaboradores. São diversos recursos que podem ser aplicados na área de Recursos Humanos, permitindo uma aproximação ainda maior entre a empresa e seus funcionários.
O que RH e Marketing podem ensinar um ao outro?
Os setores de Recursos Humanos e Marketing compartilham objetivos semelhantes, mas atuam de maneiras diferentes. O RH concentra seus esforços em entender seus colaboradores, seus objetivos profissionais e a melhor forma de se comunicar com eles, buscando valorizá-los e desenvolvê-los.
Já o Marketing busca gerar empatia e pertencimento em seus clientes e leads, o que ajuda na atração e retenção de clientes.
O marketing pode ensinar ao RH o uso de análise e dados para a tomada de decisão estratégica. Na era do marketing digital e da automação, a análise de métricas e KPIs é fundamental para a eficácia de uma campanha.
E é essa característica que o RH pode aproveitar para uma atuação mais certeira. Com a análise de dados, o RH pode medir e acompanhar resultados, revisar planos, direcionar esforços e priorizar ações mais efetivas.
Como o RH e o marketing podem trabalhar juntos?
Atualização do site institucional
Os sites institucionais ainda são importantes para as empresas, pois permitem que a mesma se posicione oficialmente sobre diferentes assuntos e se comuniquem com candidatos.
O marketing digital é importante nessa etapa, pois oferece uma experiência positiva ao visitante da página, garantindo boa usabilidade e navegação.
Um site que não entrega uma experiência satisfatória ao usuário pode afastar talentos, mesmo que a empresa esteja contratando profissionais para as áreas de Tecnologia ou Marketing.
Gestão das redes sociais
As redes sociais são importantes para o RH, pois os colaboradores passam muito tempo nelas. A comunicação externa também pode ser fortalecida através dessas mídias, o que é uma aplicação do marketing digital no RH para atrair candidatos.
É possível apresentar a rotina da empresa, benefícios e até mesmo anunciar vagas. As redes sociais são uma maneira de gerar interação com funcionários atuais ou potenciais.
Branding
RH e Marketing podem trabalhar juntos para elaborar estratégias de comunicação que fortaleçam a marca da empresa. A construção e manutenção da identidade da marca depende da forma como seus objetivos e ideias são comunicados.
O planejamento integrado entre RH e Marketing permite a coleta de informações relevantes tanto dos colaboradores quanto do público externo.
A colaboração entre branding e employer branding ajuda a construir uma identidade mais sólida e coerente.