Conforme nós vamos ficando mais velhos, temos a necessidade de tomar as rédeas da responsabilidade de pagar nossos primeiros boletos com nosso próprio dinheiro. A não ser que o indivíduo seja herdeiro de fortunas, cedo ou tarde o momento de trabalhar irá chegar e o primeiro emprego geralmente ocorre quando estamos saindo da fase da adolescência e nos tornando adultos.
Geralmente o jovem quer ter sua independência o mais rápido possível, isso porque faz parte da idade achar que o período escolar é ruim só porque não tem dinheiro para comprar suas guloseimas preferidas. E aproveitando que muitos jovens querem ter seu primeiro emprego para saírem da aba de seus pais e conseguirem pagar por suas próprias contas, criamos esse artigo com 4 dicas essenciais para você passar na sua entrevista de primeiro emprego!
Pesquise sobre a empresa
Primeiramente é inegável que essa dica tem caráter básico, mas é tão essencial quanto qualquer outra! Você deve pesquisar sobre a empresa que está te dando a oportunidade da entrevista de emprego.
Estude a empresa como um nerd! Pesquise sobre os valores, a missão da empresa, quantos anos ela está na estrada, seus grandes feitos. Essa lição de casa é importantíssima para que o entrevistador possa ver valor na sua contratação e que você esteja empolgado para fazer parte da família de funcionários.
Evite a paralisia
É inevitável que te façam perguntas durante a entrevista, pois é pra isso que ela serve, não é mesmo? Então você deve ir preparado para respondê-las e evitar ficar paralisado diante de qualquer questão que seja levantada. Quando você mostra que foi aberto a responder qualquer tipo de pergunta você se torna um preferencial a conquistar a vaga de emprego.
Às vezes pode ocorrer de o entrevistador te perguntar alguma questão que você se espante por parecer meio absurda. Mas isso acontece mais para ‘quebrar o gelo’ e observando sua reação ele tem uma ideia se vale a pena prosseguir com a entrevista.
O que fazer se você não tem experiência
Quando você não tem experiência de emprego, é comum ficar perdido e sem saber o que falar caso seja perguntado algo sobre suas vivências. No entanto, alguns recrutadores falam que nesse momento você deve falar sobre experiências informais, caso tenha. Essa oportunidade também permite que você fale sobre suas vivências na escola, pois sua vida escolar acaba se tornando um espelho do início da sua vida profissional.
Também faça perguntas
Lógico que você está indo para a entrevista com o intuito de responder qualquer pergunta. Mas a questão aqui é você poder conversar com o entrevistador, fazendo perguntas perspicazes sobre a empresa, demonstrando que você realmente fez o dever de casa ao pesquisar sobre a empresa.
As perguntas feitas por você devem ser em formato inocente, sem questionar nada internamente. Ou seja, elas servirão para demonstrar que você possui extremo interesse na vaga, tendo respeito e admiração pela empresa em questão.
O primeiro emprego será apenas uma questão de tempo caso você consiga seguir essas dicas básicas mas que são essenciais para se tornar um funcionário e conquistar sua tão sonhada vaga!